Certificação pela via da formação: como formalizar a candidatura ao CCP?

Ações terminadas até 1 de Novembro de 2011:

O candidato deve registar-se no Portal NetForce, preencher os seus dados pessoais e escolher a opção “Candidaturas à Certificação » Novo”.

Nesta opção encontram-se as 3 vias de acesso. Deverá escolher a via da Formação, preencher todos os campos obrigatórios e anexar a documentação solicitada:

  • Documento de identificação;
  • Certificado de habilitações académicas;
  • Certificado do curso de formação pedagógica inicial de formadores;
  • Comprovativo de pagamento.

Está disponível para consulta no Portal Netforce o Manual do Utilizador, em “Ajuda » Utentes”, onde se encontram exemplificados todos os procedimentos.

Quaisquer dúvidas devem ser colocadas através do email: netforce@iefp.pt. Para além da situação concreta, o utente deverá indicar o seu número de identificação fiscal (NIF), email com que pretende fazer o registo e contacto telefónico.

Ações terminadas após 1 de Novembro de 2011:

Neste caso deverá ser a entidade formadora a submeter todo o processo relativo à ação.

O candidato apenas deverá efetuar o seu registo no Portal NetForce, preenchendo a informação do “Perfil Pessoal” (os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório).

Depois de preenchido o Perfil Pessoal, deverá fornecer à entidade formadora o endereço de email, o n.º de identificação e n.º de contribuinte com que se registou, para que a entidade formadora possa, até 5 dias após o inicio da ação, associá-lo à mesma. Depois de concluída a ação, a entidade deverá inserir os dados referentes à avaliação dos formandos e submeter a ação.

Após a submissão da ação, por parte da entidade formadora, todos os formandos receberão, automaticamente, uma mensagem com os dados para pagamento do processo. Após o pagamento, o formando deve aceder ao formulário do processo (em “Candidaturas à Certificação » Pendentes”), e anexar:

- comprovativo de pagamento;

- certificado de habilitações académicas e

- documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade).

A partir desse momento, o processo passa do estado de “Aguarda Pagamento” para “Pagamento Submetido”. Tal permite que os serviços financeiros do IEFP possam validar o pagamento efetuado, após o que fica disponível a opção “Recibo”, que permite a impressão do comprovativo de pagamento dos encargos.

Após essa fase, o processo será analisado, pelo que aconselhamos os candidatos a verificarem regularmente no Portal a situação do processo na sua Área Pessoal, em “Candidaturas à Certificação » Pendentes”.

Assim que o processo for deferido, passará dos “Pendentes” para o “Histórico”, e nessa altura será possível consultá-lo e imprimir e/ou gravar o CCP através do botão “Certificado”.

Atualização mais recente:
2013-07-11 17:10
Revisão:
1.1
Selecione de 1 a 5 pontos:
Avaliação média: 4 (3 Avaliações)
Pode Comentar este artigo
Chuck Norris has counted to infinity. Twice.