Pretendo ausentar-me do território nacional para procurar trabalho noutro Estado membro do Espaço Económico Europeu ou na Suíça. Posso continuar a receber o subsídio de desemprego?

Se está atualmente desempregado(a) e for procurar um emprego num outro país do EEE ou na Suíça, pode continuar a receber o seu subsídio de desemprego por um período inicial de três meses, podendo este período inicial ser prolongado até um máximo de seis meses.

Existem regras e condições estritas a considerar para manter o direito às prestações de desemprego. Assim, se for procurar um emprego noutro país do EEE ou na Suíça deve:

- Informar, em Portugal, o Serviço de Emprego de que se vai ausentar do território nacional para procurar trabalho;

- Solicitar ao serviço de Segurança Social, antes de se ausentar do território nacional, o documento portátil U2;

- Inscrever-se como candidato a emprego nos serviços de emprego do país do EEE ou da Suíça onde vai procurar trabalho, no prazo de 7 dias - devendo aí apresentar o documento portátil U2. 

Se não conseguir encontrar emprego durante o referido período, só continuará a receber subsídio de desemprego no país onde esteve empregado pela última vez se regressar a esse país antes do fim do período de três meses - ou, no caso de prorrogação, 6 meses.

Poderá aceder a mais informações sobre mobilidade nos países do EEE ou Suíça / manutenção do direito ao pagamento das prestações de desemprego em:

http://www4.seg-social.pt/estados-da-uniao-europeia/islandia-listenstaina-noruega-e-suica (portal da Segurança Social)

http://europa.eu/youreurope/citizens/work/job-search/transferring-unemployment-benefits/index_pt.htm (portal a Sua Europa)

Atualização mais recente:
2014-02-04 11:30
Revisão:
1.0
Selecione de 1 a 5 pontos:
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)
Pode Comentar este artigo
Chuck Norris has counted to infinity. Twice.