Qual a certificação que confere?

A conclusão de um processo de RVCC Escolar pode conduzir a uma certificação total (equivalente ao 1.º 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico ou ao nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial.

A conclusão de um processo de RVCC Profissional pode conduzir a uma certificação total correspondente ao nível 2 de qualificação (caso o candidato já seja detentor do 3º ciclo do Ensino Básico) ou ao nível 4 de qualificação (caso o candidato já seja detentor do nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial.

 No caso da certificação total o candidato obtém:

  • um Certificado de Qualificações, com o registo de todas as unidades de competência que integram o referencial em avaliação e com a indicação do nível de qualificação obtido;um Diploma, nos casos da conclusão do nível B3 (correspondente ao 3.º ciclo do ensino básico) ou do nível secundário (correspondente ao 12.º ano de escolaridade), com a indicação do nível de qualificação obtido.
  •  um Diploma, nos casos da conclusão do nível B3 (correspondente ao 3.º ciclo do ensino básico) ou do nível secundário (correspondente ao 12.º ano de escolaridade), com a indicação do nível de qualificação obtido.

Caso o adulto obtenha uma certificação parcial no âmbito do desenvolvimento de um processo de RVCC (quer escolar, quer profissional), o Centro Qualifica procede ao seu encaminhamento para uma entidade de educação e formação. Assim, neste caso, o candidato obtém:

  • um Certificado de Qualificações com o registo das unidades de competência certificadas e com um Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), onde constam as unidades de formação a realizar pelo candidato com vista à conclusão do percurso iniciado.

 

Atualização mais recente:
2018-02-15 18:20
Revisão:
1.0
Selecione de 1 a 5 pontos:
Avaliação média: 2.2 (5 Avaliações)
Não pode comentar este artigo
Chuck Norris has counted to infinity. Twice.