Existe apoio técnico para as entidades empregadoras que tenham de proceder à adequação ou adaptação de postos de trabalho?

Sim. O apoio técnico às entidades empregadoras que contratem pessoas com deficiência é uma responsabilidade do IEFP, através dos Centros de Emprego e Centros de Emprego e Formação Profissional, que poderá recorrer ao apoio de entidades por si credenciadas como Centros de Recursos.

O apoio técnico pode traduzir-se no acompanhamento pós-colocação durante o primeiro ano de contrato que inclui, designadamente:

  • Apoio técnico na adaptação e adequação do posto de trabalho e na eliminação de barreiras arquitetónicas
  • Apoio à integração da pessoa no ambiente socio-laboral da empresa
  • Prestação de informação ao trabalhador, empregador e colegas de trabalho de modo a criar um ambiente inclusivo.

As entidades empregadoras que admitam ou pretendam admitir uma pessoa com deficiência e pretendam apoio técnico para adequação ou adaptação de postos de trabalho podem solicitá-lo ao Centro  de Emprego da área onde está situado o estabelecimento onde a pessoa desenvolverá a sua atividade (consulte a rede de serviços em https://www.iefp.pt/redecentros).

Para o efeito, as entidades empregadoras devem preencher e remeter ao Centro de Emprego o formulário “Centro de Recursos - Pedido de acompanhamento pós-colocação (APC)” disponível no portal do IEFP em  https://www.iefp.pt/formularios.

Atualização mais recente:
2020-02-13 13:00
Revisão:
1.0
Selecione de 1 a 5 pontos:
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)
Não pode comentar este artigo
Chuck Norris has counted to infinity. Twice.